terça-feira, 7 de junho de 2011

MANDALAS E A LÓGICA CIRCULAR DO UNIVERSO


O famoso artista plástico Wassily Kandinsky tinha uma relação de amor com o círculo. É "a forma mais modesta, mas se afirma incondicionalmente", escreveu ele. Essa forma é "simultaneamente estável e instável", "grosseira e suave", "uma única tensão que carrega incontáveis tensões dentro de si".


A vida é vivida em rodadas e o mundo natural está repleto de objetos circulares em qualquer escala que observarmos. Deixe um corpo celeste se tornar grande o bastante para a gravidade atuar e teremos uma bola. Estrelas são bolas gigantescas. Planetas também são massas celestiais circulares que orbitam em torno de estrelas.


Globos oculares fazem jus a seu nome, são redondos como bolinhas de gude. Essas orbes da alma são inscritas por íris circulares que, por sua vez, são cravadas por pupilas circulares.


Nossos óvulos e os de muitas outras espécies são esféricos, e quando você observa óvulos humanos em um microscópio, eles parecem sóis de calmaria com as coroas de Kandinsky por trás.


Gotas de chuva iniciam sua vida nas nuvens como globos líquidos, amontoados de moléculas de água que se condensaram ao redor de partículas de poeira ou sal e, então, mutuamente se prenderam umas às outras na forma arredondada da menor resistência. Somente quando as gotas de chuva caem é que elas perdem sua simetria.


Circularidade é uma matéria de pura física. Os objetos são redondos quando as forças são isotrópicas, ou seja, sentidas igualmente em todas as direções. Uma esfera é a maneira mais compacta para um objeto se formar, dizem os físicos.


Uma esfera também é resistente, é praticamente mais forte do que qualquer outro formato. Se você quiser criar um recipiente seguro usando o mínimo de material, faça esse recipiente redondo.


Nossos olhos redondos são atraídos por coisas redondas. É como uma marca da arte divina. Os artistas usam o círculo como o símbolo do divino: em mandalas, rosáceas, a flor de lótus de Buda, as auréolas dos santos cristãos.


Para Kandinsky, o círculo fazia parte de uma "linguagem cósmica" e era a ligação com um plano mais espiritual e sublime. Concluímos de forma circular, voltando a Kandinsky.

13 comentários:

cibele nakamura disse...

Oi Marcelo, como sempre adoro ver suas matérias... mas esta foi um pouco mais espececial para mim. Há 2 semanas atrás escrevi em meu blog (Redondos for ever)sobre minha grande paixão por redondos... e lendo este post as coisas ficaram mais claras pra mim. Obrigada. Beijos. Cibele

Ana Carvalho disse...

Marcelo, belo post!
mandalas lindas!
olha falando do circulo, já pensaste em fazer mandalas com a flor da vida?
beijos

Ana Carvalho disse...

ahh o link do Wassily Kandinsky não está funcionando não ;)

Cristiane Brandão disse...

Olá Marcelo.

Adoro ler suas matérias,principalmente as mandalas que são maravilhosas.
Sou apaixonada por mandalas.

Um grande abraço.

Amor e Prosperidade.

Daniela Scheifler disse...

Lindas as Mandalas! A natureza é toda redonda e linda. O homem é que encheu o mundo de quadrados.

Bom dia!

Astrid Annabelle disse...

Marcelo!!! Adorei este post...
Texto maravilhoso e as mandalas estão especiais!!!
Menino, você foi buscá-las entre as estrelas????
O comentário da Daniela também é inspiradíssimo!!!
Saio da página mais rica hoje!
Beijão
Astrid Annabelle

.. disse...

Parabéns pelo espaço pelos posts sensacional !

Rodrigo Serafim disse...

Marcelo, suas mandalas são inspiradoras, cada uma traz um sentimento especial, uma memória agradável de algo que não sei explicar bem.
Também crio mandalas e já experimentei a ligação transcendental com o "Eu" através delas. Faz tempo que não desenho nenhuma, mas depois de ver as suas renasceu em mim a vontade criadora.
Parabéns pelas obras, continue brindando-nos com tua luz.

Isis disse...

Lindo texto.
Lindíssimas mandalas.
Música maravilhosa que me deixa em transe quando entro aquí e me esqueço de sair...rsrs
Bjos...

Flávia disse...

Nossa! Sem palavras. As lágrimas brotam em meus olhos banhando minha face com uma luz e alegria inigualável. Acho que as imagens, o texto e a música despertaram em mim uma paz profunda!
Obrigada - Fique em Luz
Flávia Trindade Silva

espaço esplendoroso disse...

Oi marcelo.
Mandalas, possuem um segredo... podem adentrar minha alma, são as cores, as formas ñ sei bem. São lindas. Bom fds pra vc. Bjs.

William Garibaldi disse...

Amo!
As visões dos vitrais de Deus!
Abraço e Bom Final de Semana Amigo...

Unknown disse...

Post divino, da Divindade.

Gostei muito, muito.

Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...