segunda-feira, 3 de maio de 2010

TRABALHO, AMIGOS, ESPIRITUALIDADE E CULTURA

Olá amigos!
Nada como um belo passeio no fim de semana pra renovar as energias! Ainda mais quando vem tudo junto num pacote só: trabalho, amigos, espiritualidade e cultura.

Como havia dito, fui pra São Paulo na sexta-feira. À noite participamos da gira de umbanda na CASA DE SÃO LÁZARO, centro que frequento (e trabalho). Levei amigos pra conhecer, entre eles uma aniversariante. Ela ficou encantada! Já pensou que maravilha passar o aniversário ao som de atabaques, entre guias, mestres, entidades, tomar um belo passe e se consultar com uma Pombo-gira?

Essa foi uma gira muito especial - Lua cheia, última sexta-feira do mês. Em toda última sexta-feira de cada mês é realizada o que se chama de "gira de esquerda", dedicada aos trabalhos de Exus e Pombo-giras. Por mera questão de nomenclatura, a Umbanda divide os guias e entidades entre duas grande linhas: a linha de esquerda e a de direita (corrijam-me se estiver errado). Na linha de direita estão os guias de planos mais elevados. Na de esquerda, guias que trabalham nas sombras, em planos mais densos, mas para a LUZ. Este é o caso dos Exus e Pombo-giras que cumprem muitas funções, entre elas a de mensageiros e policiais do astral. São mestres em quebrar feitiços, fazer desobsessões e ajudar em questões práticas.

Este é um assunto interessantíssimo, poderia ficar por horas e horas contando tudo o que sei e que aprendi neste lugar iluminado. Prometo que falo mais sobre isso em posts especialmente dedicados ao tema. Como aliás me pediu Hazel, do blog CASA CLARIDADE. Pode esperar, minha querida. A Umbanda Sagrada ainda é vítima de muito preconceito e quanto mais pudermos divulgar esse maravilhoso trabalho realizado em nome da espiritualidade e do AMOR, melhor.

Na tarde de sábado tive um encontro especial com a Angela Di Munno, dona do blog ENTREMEIOS. Foi a segunda vez que prestei consultoria astrológica à Ângela, só que da primeira vez a consulta foi realizada via Skype. Dessa vez aproveitamos pra nos conhecer pessoalmente! Um aviso a todos os queridos amigos virtuais: quero conhecer TODOS VOCÊS, por favor!!!

Marcamos o encontro num bistrô da Vila Madalena, o DELI PARIS (foto acima). Tínhamos tanto pra conversar que duas horas não foi o suficiente. A astrologia é mesmo incrível. Já era a segunda vez que analisava o mapa da Âgela, aprofundamos várias questões, mas poderíamos nos ver várias vezes sem esgotar os assuntos. Tenho uma amiga astróloga, por exemplo, que divide a análise do mapa natal em três consultas. É muita informação!!!

Depois da consulta, marquei também com outros amigos no mesmo local, eles foram chegando a a Ângela foi ficando. Sinal de que ela gostou também. Confraternizações, reencontros, boa prosa... melhor impossível!

À noite fomos assitir ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS em 3D. Maravilha é pouco. Há tempos aguardava pra ver o filme e não me decepcionei: na minha opinião, essa é a obra-prima de Tim Burton. Um show visual do começo ao fim. Já admirava o trabalho desse diretor deste "Edward Mão de Tesoura" e "Os Fantasmas se Divertem". Mas agora, rendo-lhe minhas homenagens como fã incondicional. Tim Burtom é sem dúvida um grande artista e visionário.

Essa é a versão mais adaptada de Alice até hoje. A personagem, já com 19 anos, vê seu sonho recorrente (a história clássica que conhecemos) se tornar "realidade" e se desdobrar dramaticamente. Não vou contar pra não perder a graça, certo? É um daqueles filmes que vale assistir várias vezes pra prestar atenção em todos os detalhes.

Por enquanto é só, meus queridos. Desejo pra todos nós uma semana iluminada!

12 comentários:

Daniela Scheifler disse...

Marcelo, que delícia de partilha! E de final de semana. A Umbanda é algo me atrai muito. Ainda vai acontecer na minha vida. :-)

Sim, concordo plenamente: o mapa de desenrola em mil e, se aprofundado, pode ser muito, mas muito terapêutico. (inclusive para quem o lê)

Amei a tua ilustração, como sempre!

E curti muito também o filme e visual do Alice no país das maravilhas!

beijos grandes, meu querido, e uma excelente semana pra nós.

ps: Ah, e nós iremos nos conhecer sim!!!

Unknown disse...

Marcelo

Esta é daquelas partilhas que nos põe de coração ao alto, tanto mais que menciona a Ângela e a Hazel.

Como vc disse, a astrologia é assim mesmo e muito mais.

Magnífica descrição.

Votos de bom trabalho.

Grande abraço.

Cris França disse...

Quanta energia e quanta coisa boa heim Marcelo! um beijo e uma semana edificante!

Unknown disse...

Bom Dia!!!
Hoje o céu está azulíssimo
o sol com dourado brilhoso, diferente, proprio do céu de
outono, onde o colorido é deslumbrantemente lindo!
Quisera estivesse eu de frente para o mar, vendo o céu nele se focar.
Mas resolvi pegar o vagão e vir
para o solo de Minas,
sou 3º passageiro, na terra do Celito, vir beliscar um pão com queiro mineiro, ai que delícia!!

Agora trocando em miúdos, vmos as letrinhas de tua postagem.
Centro de umbanda, está correto, direito e esquerdo.
O preconceito hoje já entra em extinção, quero dizer menos. Umbanda sempre foi tida como mesa branca, centro espírita da paz, o que se retratava ou talvez ainda se retrate, não sei, creio que talvez o procedimento dos trabalhos já tenha mudado. É que no centro de umbanda, não se fazia ou não se faz ainda o estudo do evangelho antes da iniciação dos trabalhos, bem como o estudo mediúnico para que se permita as pessoas estarem bem preparadas para desenvolver a mediunidade, sabendo defender-se de possíveis manifestações fora do ambiente proprio para que elas não ocorram.
A Quibanda, acho que você bem que poderia Celito, fazer uma pequena demonstração do que seja por aqui divulgar algo que dê a possibilidade das pessoas entenderem melhor o que seja, evitando apagar as sombras de duvida sobre o espiritsmo em geral do que seja bom ou ruim.
Quimbanda sim é outro lado da moeda, algo pesado direcionado para o mal, assim é o que aprendi e tenho provas disso.
Quanto ao filme, estou louca para assistir e gostei do teu parecer exposto, o que me incentivou ainda mais.

Bom, seguindo viagem por tanto mar que tenho por atravessar, dando um pulinho até Portugal (Adoro)É uma delícia esta blogosfera, a gente passeia, ler, se intera, contracena, rir, brinca, abraça e beija e as horas fica de boca aberta sem poder nos deter, porque a gente aprende a driblar elas. Tudooo se torna cultural, mesmo dentro dum tempo informal, a gente navega...

Linda semana pra ti tbém criatura rica.
Beijos e abraços e obrigada pelo queijo, adorei!!!

Livinha

Unknown disse...

Falando serio.
Fui pensando que ia sentar na 3ª cadeira, a Cris sentou antes. Ok! fico com duas agora a 4ª e a 5ª porque acho que eu mereço.
\0 bye
bjs outros mais

Astrid Annabelle disse...

Que delícia ler este seu post, Marcelo.
Aprendi muito e gostei demais. Estava curiosa mesmo e não me decepcionei...curti com você que soube compartilhar com alegria e leveza seus momentos, tornando-os um pouco nossos também.
Vou assistir ao filme...depois te conto.
A_D_O_R_E_I...ponto.
Beijo grande.
Astrid Annabelle

angela disse...

Marcelo
Foi um encontro muito gostoso mesmo, me senti muito a vontade com você, deve ter notado, de fato ficaria horas conversando...rs
Gostei de seus amigos também e o café é muito bom. Foi uma tarde perfeita.
beijos

Marisa Borges disse...

Boas notícias amigo

ubanda estarei cá para aprender e tirar os preconceitos, sim porque tenho muitos agarrados aos medos! Conto contigo!

As conversas com amigos são sempre boas e produtivas, um dia teremos a nossa tarde assim!

Quanto a Tim Burton temos opiniões diferentes. Desde que virou pai perdeu o encanto para mim. Tim Burton falava-me pelas suas personagens diferentes, mal integradas nessa sociedade bizarra, hoje em dia não há mais, ele faz agora parte de um todo, aceitou ser igual a todos os outros!
Desde Big Fish que não vejo genialidade nesse autor! Mas bom, fico contente por não sermos todos a achar isso, ele merece continuar a ter seguidores :)

Beijocas e vejo que vieste cheiinho de energia para aprtilhar!

:***

Paula Mello disse...

Marcelo, a umbanda é linda, como todas as correntes do bem, que nos ajudam, nos impulsionam! Sempre para a frente, amparados pelos espíritos do amor, que mantém a sua individualidade para melhor servirem a Deus. Lindo demais, quero ler muito ainda, e olha, se vc soubesse a salada espiritual que são os meus guias! Ainda vou contar essa história, mas agora estou que nem o coelho da Alice, correndo, correndo!!!
Beijos!!

MARCELO DALLA disse...

Olá queridos!!!!!!!!!! Comentários deliciosos e carinhosos, como sempre. Tô de saída, voltarei à noite pra colocar as visitas em dia!
Bjo no coração de todos!

Hazel Evangelista disse...

Marcelo, muito agradecida pela referência tão gentil e generosa.

Cada vez que escreves sobre Umbanda, fico encantada e cheia de vontade de participar numa cerimónia dessas.

Não consigo compreender muito bem a questão das Pombas-Giras - preciso de reler aquele post mais antigo onde falaste sobre elas.

Às vezes, gosto de colocar este vídeo a tocar, para agitar as energias - acho-o super poderoso:

http://www.youtube.com/watch?v=zgi9SJ-gpzM&feature=related

O meu pequeno L. adora este batuque, e quando coloco o vídeo, acabamos sempre a dançar aqui em casa, mesmo sem percebermos o que significa.

(ele tem a designação de Candomblé, mas não tenho a certeza se estará correcta - há sempre aquela confusão entre as duas religiões)

MARCELO DALLA disse...

Hazel: este video é de Candomblé sim, mas os pontos cantados na Umbanda são muito semelhantes. Pode deixar que logo mais explicarei sobre a diferença das duas religiões.
Adoro seu interesse!!!!

bjos do amigo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...