quinta-feira, 29 de abril de 2010

BENDITAS MANDALAS

Mandala é uma palavra que vem do sânscrito - significa círculo. Também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. É o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.

Em várias épocas e culturas, a mandala foi usada como expressão científica, artística e religiosa. Podemos ver mandalas na arte rupestre, na arte sacra, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas mandalas e thankas tibetanas, em vitrais e abóbadas das grandes catedrais européias, em porcelanas chinesas e gregas, na arte indígena e rupestre, nas danças circulares, nos rituais de cura e arte indígenas, na alquimia, na magia e nos escritos herméticos.

Também a astrologia utiliza a forma mandálica para diagramar o zodíaco. O diagrama astrológico contém doze setores de 30 graus cada um, onde estão colocados os signos do zodíaco. Quando o astrólogo faz a leitura de um mapa natal, percorre cada um desses setores.

A forma mandálica pode ser encontrada em todo lugar, na Terra e no Cosmo: a célula, o embrião, as sementes, o caule das árvores, as flores, os cristais, as conchas, as estrelas, os planetas, o Sol, a Lua, as nebulosas, as galáxias. A própria Terra foi formada por uma explosão de forma mandálica.

Se observarmos à nossa volta, perceberemos estruturas mandálicas onde nunca pensaríamos haver: o pão ou o macarrão que comemos começam com a massa que depois de amassada vira uma bola – mandala tridimensional – para crescer. O prato onde comemos tem a forma circular, e quando nos servimos formamos uma mandala colorida, que irá nos alimentar e nos nutrir.

Para que serve a Mandala?
Pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura, ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. A mandala pode restabelecer a saúde interior e exterior. Podemos usar uma mandala como terapia para a cura emocional. Também para a cura de ambientes, para contemplação espiritual-religiosa ou para preparar um espaço especial, dedicado à meditação ou sessões de cura.

Muitos templos usam a geometria sagrada e a forma circular em suas construções. Desta forma criam uma aura protetora e especial no lugar. Os budistas construíram as famosas Stupas, que são lugares consagrados à oração. Dentro delas há relíquias de mestres iluminados, orações, pedras especiais e outros apetrechos sagrados. Elas possuem forma mandálica e os seguidores as reverenciam. Também é pratica dentro do budismo a oferenda de mandalas para divindades.

Jung diz: “A mandala possui uma eficácia dupla: conservar a ordem psíquica se ela já existe; restabelecê-la, se desapareceu. Nesse último caso, exerce uma função estimulante e criadora.”

Qualquer pessoa pode trabalhar com mandalas, tanto com a ajuda de um terapeuta, quanto sozinho. Podemos confeccionar e colorir mandalas ou apenas meditar com elas. A mandala irá colocar, de forma sutil, no lugar certo aquilo que se encontra fora de lugar.

Outros benefícios deste trabalho:
- Curar e prevenir o estresse;
- Preservar e organizar a saúde psíquica;
- Aumentar a capacidade de atenção e de concentração;
- Aumentar a capacidade de receptividade;
- Proporcionar harmonia, calma e paz interior;
- Aumentar a criatividade;
- Ampliar a consciência;
- Desenvolver a ligação com o Eu Superior;
- Integrar e harmonizar o lado esquerdo do cérebro (racional) com o lado direito (sensível).


O trabalho com mandalas é uma forma carinhosa de abrir o coração para a criatividade, a intuição e o amor.

(Obs: as mandalas deste post não são de minha autoria, foram colhidas em pesquisa no google)

22 comentários:

Daniela Scheifler disse...

Marcelo,

Que lindo texto e que mandalas lindas. Sabe, sempre que dou consultas de mapa, ao vivo, eu desenho a mandala Astrológica com lápis coloridos de acordo com os elemtos e planetas. Depois entrego pra pessoa. Pra mim é uma forma de sentir o mapa, entrar nele por outras vias. E pra pessoa, mesmo que ela ñ entenda os símbolos contidos ali, faço questão de mostrar, peço p ela olhar pro mapa.

É bem isso: uma forma de se harmonizar consigo mesmo.

Un bacione e buona giornata!

Maria Izabel Viegas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Izabel Viegas disse...

Marcelo meu amado Marcelo...

Cada vez mais admiro teu talento. Existem pessoas que são boas no que fazem, sabemos que todos os seres têm seu papel, sua missão, e cada um é especial aos olhos do Divino.
Mas, querido, há aqueles que nascem marcados para serem estrelas. Além desta tua inteligência brilhante, há um ser humano que veio marcado... assim como as mandalas és pleno em significados. Não vales por UM , vales por MUITOS!
Menino especial, lindo, magnifico!
E o coração do Marcelinho? Ah...esse é maior que ele. Tão grande que deve se confundir com os tamanhos das auras, dos outros corpos astrais seus.
Lindo amigo, fiquei emcioanada com teu comentário. O que me disseste sobre o meu Karma, eu acredito, pois acredito na tua mediunidade.
És um muito querido nesta Blogosfera.
te amo, meu erezinho disfarçado - na verdade um anjo de luz!
Obrigada !
Vc viu meu post atual?
Falo de vc!
Mil beijos neste coração maior que o corpo!

Hazel Evangelista disse...

Belíssimo post, cheio de ensinamentos.
Tenho um móvel no hall de entrada onde tenho sempre uma mandala que faço com os meus cristais. Por vezes, desfaço-a, para limpar e energizá-los e depoi volto a construir a mandala.
Gostei de ler e aprender um pouco mais sobre este assunto.
Obrigada

Anônimo disse...

Post lindo e informativo!
gostei muito.
E ai amigo, o que será que significa seu sonho?
Bjs.

Hazel Evangelista disse...

Marcelo, voltei, para agradecer a tua informação sobre a data do fim do trânsito retrógrado de Mercúrio.
Merci, mon ami!

Glorinha L de Lion disse...

Nossa adorei isso! Sempre tive atração por mandalas...mesmo sendo assim, como vc sabe...cética...mas desde pequena desenhava mandalas...adoro, sei lá...como vc disse existe em tudo que é coisa no mundo...e enquanto lia o que vc escreveu me veio à mente o cerne de uma árvore...é uma mandala...e através de suas várias camadas, se pode dizer se a árvora é nova, antiquíssima ou apenas velha....mandala pura...aí me veio outra coisa na cabeça...o que somos nós, senão mandalas, camada sobre camada, sangue, musculos, ossos, pele...uma mandala em movimento!
Amei! Me fez refletir porque será que gosto tanto de mandalas?
Beijão príncipe!

Glorinha L de Lion disse...

Ó eu aqui traveis....olha peguei carona e fiz um post sobre mandalas...espero que não fique chateado...coloquei seu link, pois vc é quem entende disso...só escrevi o que sinto..vai lá e me diz o que achou..
Beijinhos

Unknown disse...

Interessantíssimo!
Eu fazia uma idéia, algo do básico em minhas questões advinhas, mas não tinha noção do profundo, na forma como bem colocaste.
Essas mandalas tão lindas, me dei em cada uma delas um minuto ao deleite, como se fosse tapetes a me envolver. A primeira um palacete onde estou lá no profundo, buscando todas as outras por cada andar que fui alcançando. Observe em cada lado uma escadaria, subindo, subindo e adentrando o oculto de mim mesma. Entre peças guardadas e esquecidas que reencontrei, por um instante fiz a limpeza. Joguei o que não presta fora, porque o importante disto tudo é renovar, dando lugar a outras coisas que vão entrando no interior da gente...
Benditos são os nossos olhos que nos permite aperceber o que se passa no todo. Ele pára, estático e diz pra alma, agora é a sua vez, adentre, pois que até por entre vãos, lá existe um algo premente que não dar mais pra adiar e as vozes no meio das sensações, endossa como amigos guardiães, apadrinhando nossos passos e afrouxando em nós, as emoções...

Celito, melhor parar né... Já tô viajando...
Apaga tudo...

Bjs
Livinha

Unknown disse...

Tem e-mail pra ti. relativo ao zoodico.

Fui!

Zeca Maurício disse...

Lindo texto! Uma lição completa sobre mandalas, com uma pitada grande de amor por todo universo.
Grato pela sua palavra de Luz!
Forte abraço.

She disse...

Oie, amei o post! Adoro mandalas, são lindas! Eu tenho uma no meu quarto, de espelho, que foi colocada para ajudar a resolver uma fase importante, mas lendo esse seu post me surgiu uma dúvida, será que é para ela continuar aqui?
Bjo, bjo!

Anônimo disse...

Oi Marcelo, tudo bom?
Belo texto, me fez pensar no átomo como uma mandala.

beijocas

Manuela Freitas disse...

Olá Marcelo,
Cá estou eu, de facto são muito bonitas as mandalas, mas cientificamente também não são chamadas de fractais?
Tenho algum jeito para a pintura vou fazer uma mandala, mas obedece a algumas regras ou a própria pessoa pode-lhe dar o símbolo que quiser?
Tem que ter paciência comigo, porque eu não sei nada e posso fazer as perguntas mais estúpidas!
Beijinhos,
Manú

MARCELO DALLA disse...

My God!!! Quantos comentários lindos e deliciosos...

Dani: lindo ritual esse. Eu fazia isso tb, tempos atrás. Parei de fazer. Vc me animou, acho q tem tudo a ver... é muito amoroso isso tb.

Maria Izabel: minha grande amiga, E o seu coração então? É do tamanho do mundo!!!! Seu post é maravilhoso, transborda amor e ensinamento. E olha, vou te dizer>>> tô numa fase de limpar crenças limitantes, quero muito acreditar no que vc disse (às vezes eu duvido...)
Te amo, viu?

Hazel: querida, não imagina como fico feliz em compartilhar informações com vc. Adoro quando vem me visitar!!!

Fátima: Pois é, ainda não entendi muito bem o sonho... acho q é pq vc canta, trabalhamos com comunicação... enfim, o fato é que estamos em sintonia! :)

Glorinha: Já fui lá comentar! Amei o seu post, amei saber que te deixei inspirada dessa forma.

Livinha: Eu já te disse isso, mas repito mil vezes: que delícia quando vc vem aqui e derrama generosamente sua palavra, em jorros de inspiração. Minha amiga, vc não cabe em tanto sentimento!!! É uma poesia que transborda. :)))

Zeca: nos vemos sempre, mas adoro quando vc deixa seus coments aqui! Grato, meu amigo!

Cantinho She: Olhe para a mandala e perceba o que vc sente. Se ela lhe trazer uma sensação boa, continue com ela. Caso contrário, mude-a de lugar o mesmo se desfaça dela. Crie outra! :)

Sonia: o átomo é uma mandala, o UNIVERSO é uma mandala!!!!!!!!!!

bjos e abraços amigos, amo o carinho de vcs!

Unknown disse...

Olá Marcelo!

Vi um comentário seu no blog da Glorinha, vim espiar e adorei teu cantinho!

Já virei fã e seguidora, viu?

Abraços

Lia♥

Blog Reticências...

http://liaks25.blogspot.com

MARCELO DALLA disse...

Manuela: me parece que Fractais são outra coisa. Vou pesquisar sobre isso... Já fui lá no seu espaço te visitar e responder, pode fazer quantas perguntas quiser! è um prazer compartilhar!

Lia: Seja muito bem vinda, tb fui lá te visitar e adorei seu blog. Volte sempre, a casa é sua!!! :)))

bjos

Thiago Lôbo disse...

Gostei muito de ter uma estrela abrindo o comentário do meu blog.
Sou teu fã, vira e mexe leio seu blog um pouquinho a cada dia, e fico muito etusiasmado e inspirado com a pesquisa que você deidica à eles... obrigado por ser um seguidor...ha!!! adorei particularmente a última postagem....
abraços felicidades...

Blog do Beagle disse...

Obrigada por me esclarecer. Eu via mandalas como coisa mística, divina e só utilizável pelos mestres. Vc tornou a mandala parte de mim. Adorei. Elza

Rock And Roll - Blog New Age disse...

Amigo publiquei isso em meu blog, de uma olhada lá. Obrigado

Unknown disse...

Oi Marcelo,

Hoje qdo sentei pra ver meus amigos do face, foi vc. que me veio à mente. Primeiro eu fiz a meditação guiada pela Tania, adorei, mas qdo cheguei aqui no seu blog era pra ver sobre as Mandalas. Adorei todo o seu carinho em explicar tudo detalhadamente, seu cuidado conosoc, de forma sutil levando-nos a pensar e desenvolver nossas capacidades latentes adormecidas, em sua maioria as vezes desiquilibradas. Adorei vou voltar, e vou compartilhar tb., viu.

Grande beijo com muito carinho, nesse seu coração amoroso e doce.
Célia

Mirene.. disse...

Lindas mandalas..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...