segunda-feira, 8 de junho de 2009

O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DOS RELACIONAMENTOS (parte 2)


A paixão (Eros) tem um grande significado para o nosso desenvolvimento. É uma das forças mais poderosas da existência. Ela tem que servir como ponte entre o sexo e o amor, mas é raro quando isso acontece.

Mesmo a mais forte paixão se dissolve se a pessoa não souber amar, cultivar as qualidades e requisitos necessários para o amor puro. Só quando o amor é aprendido a centelha da paixão se mantém viva. Esse é, sem dúvida, o problema com o casamento. A maioria das pessoas não tem condições de chegar ao casamento ideal porque é incapaz de oferecer amor puro.

A paixão tem muitas semelhanças com o amor. Ela faz irromper impulsos que de outra forma ninguém teria: impulsos de doação e de afeição, por exemplo. Ela sacode e tira a alma do contentamento medíocre, do seu estado de vegetação. Quando ela se manifesta, mesmo as pessoas menos desenvolvidas são capazes de superar-se. Ela faz a alma pulsar, sair de si mesma. Até mesmo um criminoso pode momentaneamente sentir (pelo menos com relação a uma pessoa) uma afeição que jamais sentiu antes.

Enquanto esse sentimento perdurar, até a pessoa mais egoísta terá impulsos de generosidade e de sacrifício. A pessoa preguiçosa abandona sua inércia. E a pessoa que caiu na rotina consegue se livrar do marasmo. Nem que seja por breves instantes, a paixão coloca a pessoa acima do seu estado de separação. Oferece à alma um vislumbre de unidade e nos ensina o desejo ardente por essa unidade. Sem a paixão ninguém poderia experimentar a beleza indescritível contida no amor.

(continua aqui)
(Fonte de pesquisa: O CAMINHO DA AUTO-TRANSFORMAÇÃO, de Eva Pierrakos - Ed. Cultrix)
Leia a parte 1 aqui

12 comentários:

Unknown disse...

Esta série está a ficar excelente. Estou a gostar muito de acompanhar e aprender.

Abraço

Andrea disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrea disse...

To adorando seus posts, e acompanhando suas séries, "esta em especial"...ah! só pra combinar...as Mandalas não são todas da Kyria não heim!peguei umas pra mim....rsss...bjos pra ti moço!

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira disse...

Amigo...

Escrevi sobre Eros tb no meu blog sob uma ótica filosófica... ai ai ai... Olha lá....

Beijo.

Chris

Vivian disse...

...a paixão desenfreada não
pode ser transformada em amor.
a comedida sim...
esta chega avassaladora mas com
o tempo vai modificando-se em
vento de calmaria, onde reside
o amor...as benesses do saber
amar.
o amor por amor...
sem apego, sem dominações,
e sim uma troca perfeita
desta energia vital.

adorei passear por aqui...

bjbj

MARCELO DALLA disse...

Exatamente, Vivian!!! Tb gostei de conhecer seu espaço! Super astral!!! bjo

MARCELO DALLA disse...

Andrea, que ótimo! Fico feliz de saber que estão gostando das séries. Continuarei! E quanto às mandalas, pode roubá-las, eu deixo! rsrsrs bjo

Makyarim disse...

Viva Marcelo!

Se por um segundo só colocássemos a mente discriminatória de parte, o amor e a paixão não seria tudo o mesmo, não faria parte de uma só coisa, não seria uma expressão de uma só coisa. Só por um segundo...

;)

Abraço,

Mak

MARCELO DALLA disse...

Makyarim: Eu creio que na verdade caminhamos para unificar tudo... A vontade e o desejo, a paixão e o amor, a mente e a emoção, a razão e o sentimento. Como vc disse! Abraço

Kyria disse...

Assunto bem sério e adequado Marcelo. Ainda precisamos muito da paixão para nos mover, senão...

Marisa Borges disse...

Hum...neste texto aqui compreendo onde queres ir, mas não sei se vou contigo.
A paixão pode ser realmente como aquela fagulha que sai a correr do fogo e nos impulsiona a agir, mas de o fogo de onde ela sai é fraco, irá acabar por sair.

Assim concordo com o Makyarim pois acho que a Paixão é uma vibração menos positiva do Amor, sendo que no outro pólo de vibração está o ódio.

Faz sentido então pensar que o Amor deve estar em momentos na vibração de paixão para nos fazer andar, mover, agir?

MARCELO DALLA disse...

Sim, minha querida, a paixao tem as suas funções. Mas ela é apenas um ponte para que o verdadeiro Amor aconteça. E as pessoas costumam confundir, não? Dizem "estou amando", quando na verdade estão apenas apaixonadas...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...